Democratização de acesso aos dados na Receita Estadual é destaque nacional 16/10/2019 - 16:30

Os trabalhos de analytics na Receita Estadual, conduzidos pela Assessoria e Gerência do Ambiente Analítico, setor ligado diretamente ao Gabinete da Receita Estadual, têm sido destaque nacional e internacional já há muito tempo.

E agora recentemente diversos portais online divulgaram nova notícia sobre o sucesso da análise de dados na Receita Estadual. Dentre os assuntos levantados na notícia estão o alto retorno de investimento que o analytics traz ao Fisco estadual, sua robusta e moderna infraestrutura tecnológica para armazenamento, processamento e análise de dados e a democratização do acesso aos dados corporativos massivos, tais como notas fiscais eletrônicas e escrituração fiscal digital.

Com efeito, todos os mais de seiscentos auditores fiscais paranaenses da ativa possuem acesso aos dados e atualmente mais de quatrocentos auditores possuem acesso com o perfil de "analista de dados", ou seja, que pode criar seus próprios relatórios e visualizações. O Fisco paranaense ultrapassa em muito a média nacional de adesão ao BI (business intelligence) e no seu uso autônomo (acesso aos dados no perfil de analista). Segundo pesquisa realizada pelo Gartner Group, apenas 32% das pessoas que acessam o BI em suas respectivas organizações são analistas de dados (criam seus próprios relatórios e visualizações). Na Receita Estadual, esse percentual é de impressionantes 81% (!!!).

Isso reflete a sede por dados dos auditores fiscais paranaenses, saciada com nosso projeto de analytics, carinhosamente apelidado de Phoenix. Confira abaixo alguns dos portais onde a mais recente notícia sobre a Receita Estadual foi publicada:




Últimas Notícias