Fisco paranaense renova seu ambiente tecnológico de análise de dados 18/07/2017 - 13:50

Com a assinatura do Contrato 019/2017-CRE a Receita Estadual realiza a renovação de seu ambiente tecnológico de análise de dados (data warehouse). O ambiente atualmente em uso (appliance modelo 2690) foi adquirido e instalado no início de 2012 e o projeto "Phoenix" já previa sua renovação em 2017, uma vez que é prudente e necessária a renovação após cinco anos de uso.

Com essa renovação, a Receita Estadual está contratando um novo modelo de equipamento, o Teradata IntelliFlex, a mais poderosa e flexível plataforma de Data Warehouse da Teradata, que possui, dentre outros, os seguintes avanços:
  • nova geração da arquitetura de processamento massivo paralelo (MPP);
  • última geração de tecnologia de processamento (CPU) e armazenamento (storage);
  • computação "in-memory".
O novo ambiente será ativado em breve, em data ainda a ser definida, e envolverá a instalação física de dois novos gabinetes ("racks") em nosso datacenter localizado no prédio da Vicente Machado e também inclui a migração dos dados do ambiente atual para o novo.

Em relação ao ambiente atual, o novo ambiente de data warehouse da Receita Estadual terá 70% de aumento na capacidade de armazenamento, dez vezes maior capacidade de memória, doze vezes maior capacidade de I/O (leitura e escrita), além de capacidade de integração com outros ambientes ("QueryGrid"), armazenamento de dados em discos de estado sólido ("SSD"), uso de computação em memória ("in-memory computing") e alocação de memória inteligente ("intelligent memory"), dentre vários outros avanços tecnológicos.

Veja no vídeo abaixo imagens do lançamento mundial do Teradata Intelliflex, a nova plataforma tecnológica da Receita Estadual (vídeo disponível em http://br.teradata.com/products-and-services/intelliflex/):


A tecnologia avança rapidamente. A Informação é hoje o recurso mais valioso de qualquer organização. Portanto, a capacidade tecnológica para que as pessoas possam analisar os dados corporativos é um fator crítico de sucesso e a renovação de nosso ambiente analítico vai ao encontro do espírito inovador de manter a Receita Estadual do Paraná na vanguarda de análise de dados no Brasil. Isso é ainda mais importante no contexto atual das administrações tributárias brasileiras, onde tudo que analisamos é agora digital, desde notas fiscais até a escrita fiscal.

Últimas Notícias