Inspetoria Geral de Fiscalização utiliza dados do novo ambiente analítico Teradata, em ambiente "Sandbox". 06/05/2013 - 14:52

A CRE/IGF está utilizando, desde março de 2013, os dados de EFD e NF-e carregados no "appliance" Teradata da Secretaria da Fazenda na área de Sandbox Analítica.

A Sandbox Analítica é uma área de dez terabytes do appliance Teradata, à parte do ambiente data warehouse (DW), criada especificamente para armazenar bases de dados "puras", ou seja, sem nenhuma transformação especial para o ambiente definitivo de DW.

Os setores de Gestão da Fiscalização (IGF/SGF) e Substituição Tributária (IGF/SST) já realizam análises na Sandbox Analítica Teradata para instrução de processos, relatórios gerenciais e análises econômico-fiscais. Os colegas auditores responsáveis pelas análises relatam a extrema velocidade de processamento, citando casos de trabalhos que antes exigiam várias horas de preparação e que agora podem ser realizados em poucos minutos, como por exemplo o cálculo de valores de base de cálculo de substituição tributária para o setor de bebidas.

Paralelamente ao uso da Sandbox Analítica, continuam os trabalhos de implementação em ambiente de DW das áreas de assunto “Mercadorias Atacado” (NF-e, EFD), “Comunicação/Energia” (CV115, EFD) e "Cadastro" (CIF), lembrando que já está disponível no DW SEFA a área de assunto "Arrecadação" (GIA, SGR e CIF), que alimenta os relatórios gerenciais utilizados pelos: Secretário da Fazenda, Diretor da CRE, Inspetores Gerais e Delegados.

Dessa forma, ao mesmo tempo em que são preparadas as principais bases de dados em forma de melhores práticas de implementação de data warehouse (as "áreas de assunto"), também são disponibilizadas as bases de dados "puras" em forma de área segregada, no ambiente denominado  "Sandbox". Embora esta seja uma solução provisória, tem se mostrado altamente produtiva e eficiente.

Últimas Notícias