Paraná vence Prêmio Nacional com projeto de BI e Analytics no Fisco 16/09/2018 - 12:40

O projeto de analytics do Fisco paranaense, conhecido internamente como "Phoenix" e coordenado pela Assessoria e Gerência do Ambiente Analítico - CRE/AGAA, foi vencedor da edição 2018 do PRÊMIO EXCELÊNCIA EM COMPETITIVIDADE - DESTAQUE BOAS PRÁTICAS, organizado pelo Centro de Liderança Pública - CLP. O Prêmio busca incentivar as boas práticas nacionais que ajudam a modernizar o setor público e a alavancar a eficiência dos Estados e a qualidade dos serviços prestados ao cidadão.


Na avaliação dos candidatos ao Prêmio a banca examinadora verifica os critérios de potencial de institucionalização ou legado, equidade, replicabilidade e escalabilidade, inovação, competitividade e resultados. Nessa edição de 2018 foram mais de noventa iniciativas inscritas, de todo o Brasil, das quais seis foram selecionadas como finalistas: o "Sistema Informatizado de Ouvidoria do Distrito Federal (OUV-DF)"; o "Programa Pará Profissional", do Pará; o "Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar", de Pernambuco; a "Sistemática de Governança e Gestão", do Rio Grande do Sul; o "Movimento Paulista de Segurança no Trânsito", de São Paulo; e o nosso projeto Phoenix ("BI e Analytics no Fisco Estadual Paranaense"). Saiba mais sobre os finalistas clicando AQUI.


Dos seis finalistas, três foram os premiados. Além do Paraná, também receberam o Prêmio as iniciativas do Pará e de Pernambuco. O evento da premiação contou com a participação vários Governadores, inclusive o do estado anfitrião, São Paulo, além de outras autoridades do alto escalão do governo dos diversos estados, bem como personalidades tais como Alexandre Baldy, Ministro das Cidades; Gustavo Loyola, ex-Presidente do Banco Central; Otaviano Canuto, Diretor-Executivo do Banco Mundial; e João Miranda, presidente da Votorantim. O Prêmio Excelência em Competitividade é um dos prêmios nacionais mais importantes no âmbito do setor público.


Nosso projeto de analytics obteve essa conquista devido à transformação que gerou no trabalho do Fisco, permitindo maior eficiência operacional dos auditores fiscais, melhor capacidade para tomada de decisão pelos gestores, democratização do acesso à informação e maior, mais eficiente e mais eficaz controle da fiscalização. Teve e continua tendo um papel fundamental na saúde da arrecadação tributária paranaense na medida em que fornece condições para auditorias e fiscalizações mais rápidas e eficientes e viabiliza a implantação de programas de alto retorno financeiro tais como o Autorregularização e o Devedores Contumazes.


Confira nesse LINK teor completo do documento, entregue pela diretora executiva do CLP, Luana Tavares, a respeito do nosso projeto vitorioso das tecnologias de análise de dados do Fisco paranaense.


No evento da premiação o CLP também divulgou a sétima edição de seu "Ranking de Competitividade dos Estados", composto por dez pilares estratégicos para o desenvolvimento nacional, formados a partir do agrupamento de sessenta e seis indicadores de abrangência nacional e atualização periódica (para saber mais sobre o Ranking, clique AQUI). O Ranking avalia a Eficiência da Máquina Pública, o Potencial de Mercado, a Sustentabilidade Social, a Educação, a Sustentabilidade Ambiental, a Inovação, a Infraestrutura, o Capital Humano, a Segurança Pública e a Solidez Fiscal.



SOBRE O CLP

O Centro de Liderança Pública - CLP (http://www.clp.org.br/) é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que busca formar e auxiliar Líderes Públicos para promover transformações positivas na política pública no Brasil. Lançou a partir de 2015 o Prêmio de Excelência em Competitividade para premiar os melhores projetos de gestão pública nos estados brasileiros e que impactam positivamente a sociedade. Promoves cursos de capacitação e o Master em Liderança e Gestão, uma pós-graduação lato sensu, para líderes públicos empenhados em promover mudanças transformadoras por meio da eficiência da gestão e efetividade das políticas públicas. O CLP também atua com Advocacy e Mobilização Social, adotando causas consideradas alavancas importantes de transformação.


GAB-CRE

Últimas Notícias