Treinamento no BI MicroStrategy é sucesso nas Delegacias Regionais 20/12/2016 - 13:47

Uma equipe composta por auditores fiscais e terceiros contratados tem trabalhado nos últimos dois meses em capacitação e apoio no uso do "MicroStrategy", nossa ferramenta de análise de dados. O processo foi denominado mentoring, pois vai além da exposição de conteúdos. O mentoring incluiu explanações gerais de como a ferramenta funciona e está focado na prática: com o apoio dos mentores, baseia-se na análise de situações reais, com cruzamento de dados e geração de relatórios que espelham situações de trabalhos de auditoria que estão sob a responsabilidade dos próprios auditores que participam da capacitação.

O objetivo dessa iniciativa é mostrar aos colegas o potencial da ferramenta e ajudá-los a gerar análises e relatórios necessários em suas atividades de auditoria e afins.

A respeito dos trabalhos, o colega Jurandir Batista da Silva, Assessor da 13.ª DRR - Cascavel, relata que o MicroStrategy é uma "ferramenta de amplo e simples uso, tanto sob o enfoque gerencial como também para a mineração e extração massiva de dados (...) possui facilidade no manuseio, o que faz com que aqueles auditores, mesmo sem conhecimento de informática, consigam obter o resultado esperado para sua demanda, agregando em produtividade e tempo (...) Em uma única ferramenta, se não tem tudo, porém quase tudo o que o fisco precisa."

Já o colega Gabriel de Oliveira, Assessor da 2.ª DRR - RM e Litoral, comenta que o processo de mentoring "está sendo extremamente útil" e que o acesso a dados como NF-e, EFD, Recolhimentos, GIAs, etc. por meio do MicroStrategy "possibilita ao usuário avançado CRIAR consultas úteis para sua área de trabalho/atuação (...) as possibilidades de consultas dos usuários passam a ser ilimitadas (...) o usuário pode criar suas próprias consultas, com base nas regras de negócio de seu conhecimento, utilizando todos os bancos de dados disponíveis no Teradata".

Para o colega Dirceu Lopes de Araújo Junior, do Gabinete da 1.ª DRR - Curitiba, o mentoring tem se mostrado "Simples, prático e adequado. Simples pois após uma base inicial de 4 horas você já passa a desenvolver suas próprias aplicações. Prático. O treinamento é desenvolvido a partir das suas necessidades dirimindo as dúvidas a cada encontro. Adequado. Além de ser personalizado, existe um intervalo, necessário, para que se possa projetar e tentar soluções entre cada encontro, permitindo o amadurecimento".

Em um primeiro momento, o Phoenix disponibilizou a um grupo de auditores com conhecimentos em informática o acesso a bases de dados de forma ampla, o que desde 2012 trouxe enormes benefícios ao Fisco e à sociedade, na medida em que tornamos possível a realização de análises que antes eram impossíveis de serem realizadas. Sem dúvida, isso foi um dos mecanismos pelos quais o Paraná manteve sua saúde na arrecadação do ICMS, enquanto que os demais estados vêm sofrendo dificuldades em suas arrecadações. Agora, com a sedimentação do MicroStrategy, criamos as condições necessárias para que todos os auditores fiscais, e não apenas aqueles que conhecem informática, possam criar relatórios e realizar análises que irão tornar seu trabalho mais eficiente.

É nesse sentido que nosso colega Gabriel de Oliveira tem a expectativa de que "essa modalidade de treinamento possa ser ampliada para novos participantes, tais como Apoios Técnicos e outros auditores com perfil gerencial, de modo a trazer mais eficácia aos trabalhos e, sobretudo, democratizar o conhecimento, ampliando o acesso a essa poderosa ferramenta aos demais colegas auditores aptos a manipularem as informações dos diversos bancos de dados da Receita, assim como fornecer elementos indiciários de irregularidades para elaboração de projetos de fiscalização".

De fato, a ampla socialização de conhecimentos que permitam o uso adequado do MicroStrategy é o grande objetivo a ser alcançado.

O processo de mentoring está em andamento. Até agora participaram em torno de 50 colegas de diversas regionais. É fundamental que todos os auditores fiscais que necessitam do Microstrategy para realizar seu trabalho participem do mentoring, pois isso, ratifica-se, permitirá ganhos quantitativos e qualitativos. É importante que as delegacias regionais incentivem e definam a participação de seus auditores nos processos de mentoring. Para tanto, a gerência de cada uma (ou pessoa por esta indicada) poderá manter contato com o colega Eli Junior Lombardi, da Esat, a fim de obter informações e agendar os eventos: elilombardi@sefaz.pr.gov.br / (41) 3235-8809.

Vale lembrar que a equipe responsável pelo mentoring desloca-se até as regionais para realizar a capacitação.

O momento é propício para fazer a diferença. Vamos aproveitar a oportunidade!

Atenciosamente,

Equipe Phoenix