Controladoria Geral do Estado faz visita técnica para conhecer os processos de análise de dados da Receita Estadual 30/08/2019 - 12:30

Uma equipe do Observatório da Despesa Pública (ODP) da Controladoria Geral do Estado (CGE), representada pelo Coordenador da ODP Fernando Barbalho, pelo Analista de Informações Elton Augusto dos Anjos e pelo analista de sistemas Mario Sanchez, esteve na quinta-feira dia 29/08/2019 na sede da administração central da Receita Estadual do Paraná (REPR) para conhecer a experiência do Fisco paranaense na implantação de seu ambiente analítico.

Durante a reunião o responsável pela Assessoria e Gerência do Ambiente Analítico da REPR, auditor fiscal Glauco Oscar Ferraro Pires, apresentou informações gerais do ambiente analítico do Fisco tais como a arquitetura tecnológica, o volume de dados recebidos e o intenso uso descentralizado da ferramenta de análise (BI) pelos auditores fiscais em seus trabalhos do dia-a-dia. Foram ainda apresentados os controles de acesso aos dados e monitoramento do uso do BI. Também foram mostrados os painéis gerenciais do Boletim de Arrecadação, como exemplo de BI utilizado na REPR e exemplos de como o auditor fiscal consegue, de forma fácil e rápida, criar seus próprios relatórios e visualizações sobre grande volumes de dados, como itens de documentos fiscais.

No encontro foi destacado o interesse da CGE em receber ou acessar dados do Fisco, preservada a questão do sigilo fiscal, reforçando a importante parceria entre Receita Estadual e a Controladoria Geral do Estado.

SAIBA MAIS
O Observatório da Despesa Pública (ODP) é a unidade de produção de informações estratégicas da Controladoria Geral do Estado – CGE, voltada à aplicação de metodologia, apoiada em tecnologia da informação, para a produção de conhecimento que visam subsidiar e a acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos. As análises conduzidas no ODP são direcionadas à identificação de situações que possam constituir irregularidades, de modo a prevenir suas ocorrências. Instituído em cooperação técnica com o Ministério da Transparência e Fiscalização e Controladoria Geral da União – CGU que atua em rede com demais entes da Federação. No Paraná esta unidade está regulamentada por meio do Decreto nº 4.334/2016.

Últimas Notícias