O que é um Projeto MicroStrategy? 22/03/2017 - 11:50

Basicamente, um projeto dentro do MicroStrategy é um ambiente no qual você pode criar relatórios e visualizações (como painéis e documentos). Um projeto típico contém relatórios, filtros, funções e, o mais importante: os atributos e as métricas*.Imagine um projeto no MicroStrategy como sendo um grande repositório de nossos dados: lá disponibilizamos os dados para que você possa criar seus relatórios e painéis ou consultar relatórios e painéis compartilhados por alguma outra pessoa.

Projetos no MicroStrategy da Receita Estadual


Dos projetos que hoje temos no MicroStrategy, os mais importantes são o “DW Corporativo” e o “RAF-DW”. Dependendo do seu perfil, você terá acesso a um ou mais projetos.

O projeto DW Corporativo foi concebido para ser nosso principal repositório de dados, onde TODOS os dados da Receita Estadual deverão ser integrados. No momento, temos dados de GIA, Recolhimentos, Cadastro e, agora, Documentos Fiscais. Em breve serão disponibilizados os dados de Dívida Ativa, Parcelamentos e Autos de Infração. E na medida em que a equipe Phoenix vai criando os processos de disponibilização dos dados no DW Teradata e no MicroStrategy, o projeto DW Corporativo vai sendo “engordado” com os novos dados.

Já o projeto RAF-DW foi concebido para ser uma área específica para fiscalizações e auditorias. Nele temos todos os dados de documentos fiscais mas apenas alguns dados de GIA, Recolhimentos e Cadastro.

Ou seja: no DW Corporativo o objetivo é ter todos os dados de todas as bases. No RAF-DW o objetivo é ter tudo sobre documentos fiscais e escrituração fiscal, com alguns dados de outras bases na medida em que são necessários para fiscalização/auditoria.


* um atributo é conceito de negócio, como por exemplo a data de pagamento de GR/PR, a descrição de item de documento fiscal, o número da dívida ativa. Um atributo é, portanto, um objeto baseado em algum dado existente no DW da Receita Estadual. Já a métrica é basicamente a mesma coisa, com a diferença de que ela é uma medida, um campo de valor, como por exemplo valor do ICMS recolhido, valor total da nota fiscal, quantidade de item da nota fiscal. Para entender melhor, imagine um relatório de recolhimentos que contenha a data de movimento, código de receita, inscrição estadual, valor do ICMS e valor total. A data, o código e a descrição são atributos, enquanto que o valor ICMS e valor total são métricas.

Últimas Notícias