Phoenix é citado em relatório oficial da OCDE sobre tecnologia de análise de dados para administrações tributárias 06/09/2016 - 10:20

O Projeto Phoenix foi mencionado como exemplo de utilização inovadora de análise de dados, tendo sido incluído em Relatório oficial da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) publicado em 13 de maio de 2016 intitulado “Technologies for Better Tax Administration: A Practical Guide for Revenue Bodies” (“Tecnologias para uma melhor administração tributária: um guia prático para os órgãos de Receita”), o qual discorre sobre serviços digitais e explora como as novas tecnologias de análises de dados podem ser melhor utilizadas pelas administrações tributárias.

O Relatório também traz casos práticos de como as administrações tributárias de vários países tem utilizado essas novas tecnologias e foi preparado pelo Programa “E-services and Digital Delivery” do Forum on Tax Administration (FTA, Fórum das Administrações Tributárias) da OCDE.

O caso brasileiro está citado na página 40 do Relatório, no quadro 2.7. O Relatório completo está disponível para leitura online, na página do FTA (http://www.oecd.org/tax/forum-on-tax-administration/), menu “Publications And Products” (link direto para o relatório: http://www.keepeek.com/Digital-Asset-Management/oecd/taxation/technologies-for-better-tax-administration_9789264256439-en#page1).

O Relatório informa que a Receita Estadual do Paraná, a partir das notas fiscais eletrônicas e das escriturações fiscais digitais de seus contribuintes, desenvolveu relatórios de cruzamentos de dados na forma de uma solução de business intelligence que engloba relatórios, análises ad-hoc e data discovery.

Isso envolve todo o conjunto de soluções já disponibilizadas pelo Phoenix aos auditores fiscais: consultas ad-hoc realizadas diariamente por dezenas de auditores fiscais da Administração Central (IGF, IGA, AGSN, AGTI) e de Delegacias Regionais; consultas realizadas em relatórios de BI de cruzamentos de dados, principalmente via Relatórios de Análise Fiscal (RAF); uso das visualizações gráficas, como a análise de relacionamentos em rede, para descobertas; criação de sistemas de monitoramento e fiscalização utilizando os dados disponibilizados pelo Phoenix; e várias outras soluções. Especificamente sobre os “RAF”, o Relatório da OCDE aponta que “dentre outras coisas, o sistema informa as notas fiscais não registradas e executa consultas em operações realizadas por contribuintes específicos ou produtos específicos”.

Esse é mais um reconhecimento internacional do “Phoenix”, o que traz muito orgulho a nós paranaenses e todos da equipe técnica que trabalham arduamente na contínua construção de nosso novo ambiente analítico.

A PLENO VAPOR - O Phoenix continua com suas iniciativas e projetos, com novos dados corporativos sendo integrados continuamente. Como breves exemplos, citamos a recente implantação (carga de dados históricos) de outros dados de notas fiscais tais como faturas, duplicatas, Fecop e Difal (fonte NF-e e EFD), além dos dados completos de notas fiscais modelos 6, 21 e 22, de telecomunicações e energia (fontes EFD e Convênio 115/2003). Em fase de especificação técnica de ETL (preparação para início do desenvolvimento da carga de dados) estão os dados de PAF, TAP e DAE. Em fase de modelagem e mapeamento estão os dados da NFC-e. Na parte de BI, em breve deve ser disponibilizado pela IGF os painéis gerenciais para o DEIM e já está disponível uma reformulação visual dos “RAF”. Também em andamento está a construção do “RAF Malha”, relatórios em BI de cruzamentos massivos para a criação de uma “malha fiscal”.