Avaliação da Maturidade Analítica da Receita Estadual 06/03/2018 - 11:00

Em outubro de 2017 foi desencadeada uma pesquisa de maturidade em "analytics" na Receia Estadual. A pesquisa foi conduzida pela empresa Think Big Analytics, do grupo Teradata, e dezenas de auditores fiscais foram entrevistados, de todos os níveis hierárquicos, unidades organizacionais (inclusive delegacias regionais) e tempo de casa. As entrevistas buscaram identificar e avaliar diversas questões relativas ao nosso DW/BI, tais como seu alinhamento com o negócio, governança, arquitetura, gestão dos dados, análises de dados, assimilação pelas pessoas e planejamento.

Essa abordagem qualitativa baseada em entrevistas com os colegas auditores trouxe muitas informações relevantes que foram mapeadas pela empresa e tratadas em sua matriz de análise para qualificar o estado atual de nosso DW/BI comparando-o com o modelo de maturidade (Data and Analytics Maturity Assessment Matrix) utilizado pela Think Big Analytics. Em suma, a Receita Estadual foi comparada com as melhores práticas adotas pelas empresas líderes mundiais em análise de dados.

Os trabalhos mapearam nossas lacunas frente às melhores práticas, servindo de marco de referência para definição de um roadmap de implementação de um modelo de governança para a análise de dados na Receita Estadual. O objetivo da CRE/AGAA, que encomendou a pesquisa, é balizar suas atividades, iniciativas, projetos e estratégias para que possamos sempre evoluir. Queremos nos comparar com os melhores do mundo para nessa comparação entender o que precisamos fazer para chegar em nossa Visão: tornar a Receita Estadual o modelo em analytics dentre as administrações tributárias brasileiras.

Confira o resultado da pesquisa na área restrita a auditores fiscais: no portal Phoenix, no menu lateral esquerdo clicar em "Documentos Reservados" (usar login/senha do Receita/PR). Lá serão disponibilizados o documento executivo (resumido) e o documento completo (detalhado) do resultado da Avaliação da Maturidade Analítica da Receita Estadual.

Folheto de convite a auditores fiscais para participar das entrevistas

Últimas Notícias