Receita Estadual do Paraná é destaque na 40ª Reunião da COGEF 26/09/2018 - 09:44

Nos dias 19 a 21 de setembro de 2018 ocorreu a 40ª reunião da Comissão de Gestão Fazendária, Cogef, que reúne técnicos dos fiscos estaduais responsáveis pela troca de experiência e disseminação de ações de modernização e gestão. O encontro foi realizado na cidade de Belém, capital do estado do Pará, e reuniu cerca de cinquenta profissionais dos Fiscos estaduais de todo o Brasil. O evento contou com diversas palestras sobre temas que foram desde a reforma tributária até o uso de BI e Analytics nos Fiscos. Dentre as palestras, ressaltamos:
  • "3 Pilares e 1 Motor para empreender projetos de Inovação e Transformação na gestão pública", por André Macieira (consultor da Elogroup);
  • "Reforma Tributária Solidária", por Charles Alcântara, da Fenafisco;
  • "Desafios e soluções na área de arrecadação e cobrança no estado do Pará", por Edna Farage, Diretora de Arrecadação da SEFA/PA;
  • "Modelo utilização da NF-e para definição da pauta de preços", por João Marcos Maia, Secretário de Estado de Fazenda do Ceará;
  • "Experiência do Escritório de Processos na Secretaria de Fazenda de São Paulo", por Vanessa de Angelis Morandi, da SEFAZ/SP;
  • "Retrospectiva Cogef – 10 anos", por Sandra Machado, Coordenadora Geral da UCP da SEFAZ/CE;
  • "Relato sobre evento “Desafios para o Desenvolvimento”", por Luís Fernando Silva, Presidente da Cogef;
  • “Melhores Práticas para Desenvolvimento e Governança de BI & Analytics na Área Fazendária”, por Ferrnando Nimer, consultor do Gartner Group.
O destaque do evento ficou por conta do Painel "Apresentação de casos de implantação de BI", onde mostraram seus "cases" de sucesso os estados do Pernambuco, com a apresentação "A experiência do Estado de Pernambuco em Business Intelligence" e do Paraná, com a apresentação "BI e Analytics no Fisco Estadual Paranaense".

Durante o evento os colegas auditores de vários estados demonstraram muito interesse na experiência da Receita Estadual do Paraná, em especial a visão de futuro demonstrada pelo Fisco paranaense, que foi o pioneiro no Brasil na implantação de Soluções avançadas de análise de dados (infraestrutura de hardware e software; suporte e manutenção; serviços de desenvolvimento; capacitação). Além disso, muito interesse surgiu no sucesso da adesão à ferramenta de BI no Fisco paranaense, com destaque ao amplo uso "self service" (os próprios auditores construírem seus relatórios, sem depender de outras pessoas), à democratização do acesso aos dados que foi implantada na organização e ao processo de mentoria em MicroStrategy, que tem alavancado o uso do BI no Fisco paranaense.

Mais informações podem ser obtidas no portal da Cogef: http://www.cogef.ms.gov.br

Um vídeo institucional sobre o projeto de analytics na Receita Estadual, criado pelo Centro de Liderança Pública, pode ser visto AQUI. O vídeo se refere ao Prêmio de Excelência em Competitividade, recentemente obtido pela Receita Estadual.

SOBRE A COGEF
A Cogef, instituída pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), tem a finalidade de coordenar e harmonizar os aspectos técnicos dos programas de modernização da gestão fiscal dos Estados e do Distrito Federal; promover e articular o desenvolvimento de ações de cooperação e integração entre os fiscos, bem como o compartilhamento de soluções e produtos, o intercâmbio de experiências e a gestão do conhecimento.