Secretaria da Fazenda começa a usar poderoso sistema de cruzamento de dados 06/03/2012 - 20:00

Recentemente foi divulgada notícia na Agência Estadual de Notícias e no Portal da SEFA sobre a aquisição pelo Fisco estadual de uma solução de cruzamento de dados (para ler as notícias clique aqui ou aqui).

Esta aquisição é o primeiro resultado concreto do Projeto PHOENIX: a aquisição de equipamento que permita a implantação de um infraestrutura moderna para análises econômico-fiscais e auditorias fiscais.

O processo licitatório (Pregão Eletrônico) que redundou na aquisição da nova solução de cruzamento de dados contou com a participação de quatro empresas, representando os líderes mundiais no segmento de Tecnologia da Informação: Maxtera Tecnologia (appliance Teradata), Teletex Computadores (appliance Microsoft/HP), BRQ Soluções em Informática S.A. (appliance IBM) e Sistemas e Ação Informática Brasil (appliance Oracle). Após 85 lances, o certame foi arrematado pela empresa Maxtera Tecnologia, representante da Teradata, com uma proposta de R$ 9,625 milhões, cerca de 55% abaixo do valor inicialmente previsto. Concluída a fase de julgamento, a Maxtera foi declarada vencedora em 30/01/2012. Além do conjunto de hardware e software, a solução contempla 8.000 (oito mil) horas de consultoria (para projeto, desenvolvimento e implantação) em aplicações voltadas a ambiente analítico (data warehouse), com suporte e garantia pelo prazo de cinco anos.
A redução drástica no valor da aquisição foi fruto de acirrada competição entre os participantes e demonstrou o grande interesse do mercado em adotar a Secretaria da Fazenda do Paraná como um case de sucesso para as demais administrações tributárias do país. Mostrou que estamos trilhando o caminho certo.

A solução vencedora (Teradata) é a líder mundial no mercado de cruzamentos analíticos de dados e fornece sua solução tecnológica para empresas de grande porte em todo o mundo (para ver lista de clientes da Teradata clique aqui). A Receita Estadual será a primeira Administração Tributária do Brasil a possuir essa nova tecnologia (para ver detalhes sobre a solução tecnológica Teradata clique aqui).

A assinatura de contrato com a empresa vencedora foi autorizada em 17/02/2012 pelo Sr. Governador do Estado e agora a efetiva implantação depende apenas de dois fatores: a aprovação da solução em testes de homologação que serão realizados (exigência do edital de licitação) e a construção da sala de servidores onde o equipamento será hospedado.
A construção da sala de servidores deve iniciar-se ainda nesse mês e a previsão é de que esteja concluída até meados de abril/2012. A sala de servidores será construída no prédio da Secretaria da Fazenda (Rua Vicente Machado, 445, térreo), ou seja, estará próxima da Administração Central da CRE e contará com todos os requisitos de segurança de acesso necessários, como monitoramento por câmeras e sistema de identificação biométrica.

Portanto, a previsão é que a nova solução seja ativada ainda nos primeiros dias do mês de maio de 2012. Enquanto aguardamos a viabilização da sala de servidores, já estão sendo realizados trabalhos de especificação das regras de carga dos nossos dados (GIA, GR, Cadastro, NF-e, EFD, etc.) para a nova solução.

Paralelamente a tudo isso, em outra frente de trabalho do Projeto PHOENIX também estão sendo executados trabalhos para a aquisição de ferramenta de mineração de dados e de business intelligence (BI), com a expectativa de publicarmos edital de licitação ainda no primeiro semestre deste ano. Da mesma forma que ocorreu com o "data warehouse", a expectativa é que a licitação da ferramenta de mineração/BI resulte na contratação de um dos líderes mundiais de mercado.

Estamos chegando em um momento importante na história da Receita Estadual. Será preciso que os auditores(as) de todo o Estado, independente de sua lotação, colaborem com sua experiência e conhecimento nesse importante processo de implementação destas novas tecnologias que estão sendo adquiridas de modo que a Receita Estadual possa aproveitar ao máximo tudo aquilo que elas podem nos oferecer.

Últimas Notícias